Psicoterapia individual para adolescentes

Ser adolescente nunca foi fácil, mas tem sido especialmente desafiador nas últimas décadas. Conflitos com os pais, inseguranças com a aparência e autoestima, sexualidade, álcool e drogas, bullying, excesso de internet e tantos outros desafios. Todos estes desafios impactam na saúde mental do adolescente. A TCC (Terapia Cognitivo-comportamental) tem como objetivo principal auxiliar o adolescente (e os pais por meio de sessões de orientações de pais) a identificar, avaliar e modificar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, principalmente aqueles que já estão acarretando algum prejuízo ao adolescente.

Outro objetivo do trabalho em TCC com adolescentes é promover saúde mental por meio do trabalho com habilidades de vida, habilidades sociais, regulação emocional e auxiliar o adolescente a ter consciência e fazer escolhas responsáveis. Um adolescente que tem auxilio profissional, desenvolve saúde mental e emocional e aprende habilidades de vida, certamente passará pelos desafios da adolescência com mais facilidade e poderá ser um adulto mais saudável emocionalmente.

Psicoterapia individual para adultos

A maioria dos indivíduos que procuram por atendimento psicológico são adultos. As queixas são as mais diversificadas possíveis. O excesso de cobranças e responsabilidades; dificuldades nos relacionamentos amorosos ou no casamento; a procrastinação; problemas acadêmicos ou no trabalho; as dificuldades financeiras; sexualidade; mágoas e ressentimentos da infância e adolescência podem gerar um quadro de adoecimento psicológico com intenso sofrimento.

É preciso perceber as próprias dificuldades e reconhecer a necessidade de ajuda profissional. A TCC tem por objetivo, além da reestruturação cognitiva, auxiliar o adulto a estabilizar o humor, regular as emoções, a resolução de problemas e tomada de decisões, melhorar a comunicação e a interação com outras pessoas. Enfim, a psicoterapia em TCC aumenta o autoconhecimento, fortalece a saúde mental, o enfrentamento de problemas tornando o paciente seu próprio terapeuta.

Psicoterapia individual para idosos

Pouco se fala sobre psicoterapia com idosos, mas com o aumento da expectativa de vida é muito importante que se ofereça um serviço especializado a esta faixa etária. Todo momento é importante para cuidarmos de nós mesmos, do nosso bem estar e melhorar a nossa adaptação a cada fase da vida. É importante cuidar do idoso no seu processo de envelhecimento, estando atento aos processos fisiológicos, sociais, culturais e psicológicos.

Tanto o idoso quanto a família devem estar conscientes de que esta é uma fase produtiva e possível de ser vivida com qualidade. Sendo assim, a qualidade de vida e a saúde mental do idoso são imprescindíveis para um bom envelhecimento.