Psicoterapia para casal

O diálogo saudável e respeitoso é a base para uma relação satisfatória. Quando os casais já não conseguem conversar sem gerar conflito, quando existem mágoas, traições ou o casal nem ao menos tenta conversar pois acreditam que a relação não tem mais futuro, é o momento de buscar uma terapia de casal. A terapia de casal é um espaço para reavaliar a relação, ter uma nova visão sobre a vida a dois e encontrar o melhor caminho para solucionar as dificuldades da relação.

Então é preciso estar em “crise” na relação para buscar ajuda? Minha reposta é enfática: não! Seria ótimo que os casais buscassem a terapia de casal como forma de potencializar a relação e aprender formas assertivas de comunicação. Entender as habilidades e dificuldades de cada um na relação, é fundamental para que o casal não entre em “crise”.

O papel do psicólogo de casal é ser um mediador da relação e dos conflitos para a aprendizagem das novas habilidades do casal. Na Terapia Cognitiva para casais as sessões são trabalhadas de forma prioritária com o casal e se necessário, sessões individuais podem ser agendas.